sábado, 4 de junho de 2011

pretinha e o criolo




Dorah está com 9 meses e meio... este "meio" faz toda a diferença pra quem tem esta idade.. na verdade, a gente não percebe mas cada dia vivido é um dia que nos acrescenta algo. No caso de Dorah Madiba, minha preta mutretera, ela tá numa fase cheia de mamamamam, taitai e outros sons... dia 02, a greve da CPTM fez a creche fechar às 13h. Chegamos em casa, pretinha capotou mas quando acordou, jantou e comeu banana de sobremesa... e saiu da boca dela um "anana"... e ela tá tentando...
Tá treinando também jogar beijo... ela faz uma baita cara de dengo - Dorah, definitivamente, é dengosa... e acaba presenteando as pessoas com um sorriso dengoso ao invés de um beijo lançado com a palma da mão.
O tchau dela sai tímido, às vezes atrasado, mas sai...
E daí tem o Criolo...
Show de lançamento do CD do Criolo (que deixou de ser Doido) e eu me coçando pra ir... show no sesc vila mariana.. área nobre... rap lá?? só me lembro do DJ Cia, acompanhando Elza Soares... aquele teatro com cara de arena, o palco imenso e rap ecoando por aquelas paredes? eu queria ver isto... mas sem Dorah? Jamais! Juju Denden me recomendou ligar lá e perguntar... não deu outra: Dorah podia ir comigo e assim foi. Não sei se é cedo ou tarde mas é importante fazer algumas coisas que são minhas, é um jeito de me emancipar, de não assumir exclusivamente a identidade Mãe mas intercalar com todas as outras facetas que me compõe. Foi uma conquista.
Como chegamos lá nem merece ser comentado... um taxista idiota que vai morrer de fome e arder no inferno atrasou nosso lado.
Dorah dentro do teatro do sesc... ela nem se ligou do que era... luzes apagadas, nada... mas quando começou o show... vixe... ela ficou petrificada, encantada... um monte de músicos no palco, as luzes... tudo... ela ficou um tempão observando... encantada mesmo. Lá pela 3a ou 4a música ela já estava dançando, balançando o braço e cantando! não dormiu um segundo... viu tudo até a penúltima música... na última música do bis ela se rendeu e se aconchegou no meu colo.
Foi lindo!
Era tudo o que eu queria: nós duas em shows por aí! Amo ir a shows. Amo estar em shows de rap... e se ela pode ir comigo, será mil vezes melhor.
Indo embora com Vanessa e Lavínia, uma linda mãe com sua linda e enorme filha de 10 anos, rolou o momento "mãe, deixa eu ir pro playcenter".. Cheguei em casa pensando: Caralho, essa menina faz rolê que poucos da idade dela fazem, vai pra shows, fala com artistas, assiste gravações de todo tipo, dança no palco com a mãe... e ainda quer ir ao playcenter? como assim??!! não sei se argumentarei suficiente com Dorah, se meu argumento terá poder mas estes rolês de show são infinitamente mais interessantes do que pagar pra passar medo no playcenter. Entendo a pressão social mas.. sei lá.. o que ela faz é tão mais legal!!! minha vez chegará!
Eu fiquei muito feliz em ir ao show do Criolo. Primeiro grande show de rap de Dorah Madiba. Fiquei feliz em ver Ariane, Janaína, Vanessa e Lavínia, (Katiane!!!) Dandan... em ver o público cantando as músicas do Criolo, em ouvir um tiquinho de Rodrigo Campos, lá de São Mateus - um lugar que não é tão longe assim....
Arranjos lindos, vários boleros, uma luz bacana - precisando de pequenas correções, Dandan multitarefas, a homenagem aos pais do Criolo... e eu acompanhada por Dorah Madiba.
Pensei em muita coisa... mas o mais importante, tava rolando.. nós duas lá. Juntas. Parceiras.
Música como protagonista e pano de fundo, da nossa história.
É isto que sempre quis.
É isto que quero.
Música como um valor, algo que proporciona uma elevação de espírito imensa... e o rap, que traz consciência crítica e racial? Importante demais pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário